domingo, 2 de janeiro de 2011

Páginas heróicas e imortais

Já são 90 anos de glórias.


Há 90 nos atrás surgia na nossa Minas Gerais, aquele que seria o Melhor Clube Brasileiro do século XX; o Maior de Minas. Aquele que faria 8 milhões de pessoas sorrirem ao jogar seu futebol marcante; seria parte da vida dessas pessoas; seria a vida delas....a nossa vida!


Ao comemorarmos 9 décadas, relembramos glórias e inúmeras conquistas das quais hoje nos orgulhamos.


Passamos de Palestra Itália à Cruzeiro. Desde o início, provamos que a história não seria diferente: lutaríamos contra tudo e contra todos. Batalhas consideradas invencíveis foram vencidas, e o que era imprevisível, se concretizou.


Quem imaginava que em 66, um time de "moleques" seria Campeão Brasileiro? Que esse mesmo time, na final, derrotaria o Santos do Rei Pelé em uma goleada histórica? Quem foi capaz de vencer o naquela época considerado "melhor time do mundo" por 6 x 2 no Mineirão e por 3 x 2 de virada em pleno Pacaembu senão o nosso Cruzeiro? Ninguém podia prever a vitória quando a derrota já era dada como certa. Contrariamos as leis e a lógica. Tudo para nos tornar pela primeira vez, Campeões brasileiros.
10 anos mais tarde, vimos o time cinco estrelas conquistar a América pela primeira vez; talvez algo que poderia ser chamado de mágico, mas não; era real. Derrotamos o River Plate na final por 4 x 1 no Mineirão. Mas parece que aquela goleada tinha sido humilhante demais pro nosso rival. Nos derrotaram no Monumental por 2 x 1. Estava tudo igual, uma vitória pra cada lado, o que resultava num jogo extra em Santiago. Ganhamos por 3 x 2, mas o sabor de um empate, amargou na boca até os 43 minutos do segundo tempo. Joãozinho fez o gol da vitória. O gol do título. O Cruzeiro se tornou naquele dia, o melhor clube das Américas.


E se a década de 80 não foi nossa melhor época, na década seguinte reconquistamos a América. Em 97, vimos o sonho se repetir. Após um empate em 0 x 0 fora de casa, aos 30' do segundo tempo, Elivelton fez o gol do jogo; o único gol da final. Mais de 106 000 pessoas viram o Maior de Minas ser Bi Campeão da Libertadores. O Mineirão explodiu ao fim do jogo. E se durante os 90 minutos, a festa foi linda, embora contida, naquela hora, se tornou indescritível. Minas parou pra ver mais um glória do Guerreiro dos Gramados.


E depois do Bi da Libertadores, faltava ser Bi Campeão Brasileiro. E fomos. Em 2003 o Brasil parou pra ver um verdadeiro furacão celeste. Ver o time entrar em campo, era a certeza de emoção e um futebol, brilhante. Talvez talento definisse bem, afinal era assim o que o nosso maestro era chamado. Não bastou o Campeonato Mineiro e até mesmo a Copa do Brasil. A idéia era entrar pra história de uma vez por todas. E o Campeonato Brasileiro foi o alvo. Correto aquele que disse que a felicidade não está em alcançar um objetivo, mas sim no caminho da conquista. E foi assim. Durante toda a competição o nosso Talento Azul jogou o seu futebol admirável, mas no dia da vitória que daria o título, ele não estava em campo. Suspenso, acompanhou de fora das quatro linhas.Mas a taça, foi ele quem merecidamente levantou. Os três títulos nacionais mais importantes nos deram a Tríplice Coroa.Feito que até hoje, nenhum outro time conseguiu. Aquele time não só marcou o Cruzeiro Esporte Clube, como todo o futebol nacional. Ao lembrarmos dessa conquista, o orgulho toma conta.



O fato de ser Cruzeirense, nos deixa a obrigação de relembrar as maiores conquistas do clube.Sem dúvida alguma, uma obrigação mais que prazeroza. Mas o que move o time, não são somentes os títulos e conquistas. Se por detrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher, por trás de um grande clube há sempre uma grande torcida. E é essa paixão, a NOSSA paixão que faz com que o Cruzeiro cresça cada vez mais. Talvez o "Ser Cruzeirense" seja de difícil definição. Não por falta de sentimentos, por excesso e diante dessa comemoração dos 90 anos, o melhor, é mesmo nos orgulhar. Exaltar a história do clube, vestir a camisa com cinco estrelas no peito, se enrolar no manto azul celeste, ver o azul e branco salpicar nas ruas e principalmente, trazer na alma o nosso amado Cruzeiro, é único.

Estes são, sem dúvida alguma, 90 anos de Páginas Heróicas e Imortais.

PARABÉNS CRUZEIRO ESPORTE CLUBE!



Gabriela Motta

(@gabriiela_motta)

0 comentários:

Postar um comentário